top of page
Buscar
Foto do escritoraprendendo português brasileiro

A origem da língua portuguesa

Atualizado: 15 de nov. de 2022

Com cerca de 250 milhões de falantes, a língua portuguesa é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo. Tendo sua origem no latim, mais propriamente no latim vulgar, o português é uma língua neolatina, também chamada de língua românica.




Sabemos que a consolidação dos idiomas nacionais europeus, sobretudo aqueles de matriz latina (isto é, derivados do latim), ocorreu na passagem da Baixa Idade Média para a Idade Moderna, ou seja, entre os séculos XII e XVI. Porém, a história da formação de cada um desses idiomas deve levar em consideração a mescla de elementos das línguas bárbaras com o latim, haja vista o amplo contato que muitos povos bárbaros do norte europeu tiveram, por séculos, com o Império Romano.

A origem da língua portuguesa é um exemplo dessa mescla.


Estima-se que o português terá surgido entre os séculos IX e XII. Existem documentos escritos em português, datados do século XIII, como o Testamento de Afonso II. Foi nesse século que D. Dinis, rei de Portugal, oficializou o português como a língua que deveria ser usada em todos os documentos administrativos do reino, em detrimento do latim. Passa, assim, a haver um português historicamente documentado.


Assim, o processo de expansão territorial português levou a língua a quatro continentes. Onde chegou, o idioma sofreu com as influências locais.

No Brasil, por exemplo, há palavras em português que são de origem indígena ou africana. Pela imensidão do país, o Brasil também apresenta imensa diversidade dentro da língua portuguesa, conhecido como "português brasileiro".











22 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page